Proposta de prestação de serviços: como criar um modelo

Com o mercado brasileiro apresentando grande concorrência e constantes oscilações, as empresas prestadoras de serviços precisam comprovar o seu valor, fazendo com que os clientes melhorem seus resultados. Nessa situação, uma proposta de prestação de serviços é uma ferramenta que pode ser considerada para conquistar clientes e se destacar no mercado.

Mas, todos sabem que montar essa proposta não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige diversos cuidados e precisa de inúmeros detalhes para se destacar

Para te ajudar na execução dessa tarefa, separamos algumas dicas de como criar um modelo de proposta. Ficou interessado? Então confira nos tópicos a seguir!

Capriche na apresentação visual da proposta

Um dos detalhes mais importantes a serem considerados pelos prestadores de serviços é a apresentação visual da proposta. Um documento desorganizado e mal apresentado pode fazer com que os clientes o descartem antes mesmo de abrir e ler.

Portanto, antes de qualquer coisa, procure caprichar bastante na apresentação visual. Crie uma proposta personalizada e atrativa aos clientes, mas tenha muito cuidado para não exagerar. Uma dica é procurar utilizar gráficos e detalhes que causem impacto no cliente, isso fará com que as pessoas leiam o documento com outros olhos.

Utilize um índice

Todos os prestadores de serviço não podem deixar de utilizar um índice na proposta comercial. O sumário é essencial para facilitar e direcionar a leitura do documento. Além disso, ele o deixa mais organizado, passando uma impressão melhor ao leitor.

Monte uma introdução de qualidade

A introdução é o que fará com que o cliente se interesse ou não pela proposta de prestação de serviços apresentada. Portanto, é nessa hora que deve-se mostrar ao leitor, de forma sucinta, o que será o serviço, dando aos prováveis clientes uma noção sobre o trabalho e o que a empresa tem a oferecer.

Lembre-se que a introdução não deve ser longa. O seu objetivo é única e exclusivamente apresentar de forma resumida o serviço e motivar a pessoa a ler a proposta até o fim.

Mostre os detalhes do serviço a ser prestado

Depois de devidamente realizada a introdução da proposta, chegou o momento de aprofundar o trabalho em questão e apresentar ao leitor os detalhes.

Ao falar do trabalho, o prestador de serviço deve explicar todos os pontos, deixando claro como ele será realizado. Uma dica muito importante é que ao descrever o serviço, divida-o em tópicos, como:

  1. Escopo do trabalho
  2. Planejamento
  3. Cronograma a ser seguido
  4. Investimento
  5. Ganhos e benefícios

Apresente a empresa

Para fechar a proposta, é muito importante apresentar a empresa e destacar suas qualidades. Nessa hora pode-se também apresentar outros serviços prestados e resultados que já foram obtidos em outros trabalhos. Deve-se apenas tomar cuidado para não estender demais e deixar a leitura cansativa.

Por último, finalize colocando as informações de contato, endereço da empresa e todos os detalhes que ajudem o cliente a encontrar a empresa e fazer a primeira ação de proximidade.

E você? Aprendeu a montar um modelo de proposta de prestação de serviços com esse post? Então não deixe de ler nosso artigo “Como escalar uma equipe de prestação de serviços corretamente?” e maximize seus resultados!