Entenda o que é CRM e por que sua empresa precisa dele!

Crise econômica é um momento para apertar os cintos, mas não quando o assunto é a tecnologia, principalmente CRM. Parece que o nosso empresariado finalmente percebeu a importância das soluções dessa área. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os investimentos em tecnologia se mantiveram inalterados entre 2015 e 2016, na proporção de 7,6% do orçamento das organizações.

O motivo? Já é mais do que sabido que a tecnologia não é um custo para o negócio, mas um investimento. Com ela, podemos reduzir os custos e melhorar os resultados no longo prazo. Uma dessas ferramentas indispensáveis que têm sido foco dos investimentos é o CRM (Customer Relationship Management).

A seguir, você vai descobrir o que é CRM e os seus benefícios para uma empresa. Confira!

Afinal, o que é CRM?

Basicamente, o Customer Relationship Management é o termo usado para definir o gerenciamento do relacionamento com o cliente em uma organização. É o conjunto de técnicas e ferramentas destinadas para a organização de processos e dados internos, buscando, acima de tudo, a integração de todas as informações disponíveis pela empresa.

Assim, podemos fazer um gerenciamento mais efetivo da clientela, pois podemos acompanhar o consumidor em cada um dos seus momentos no funil de vendas. Com isso, melhoramos os resultados da nossa equipe comercial, isto é, o marketing e as vendas, além de ajudar a gestão do negócio a tomar decisões mais precisas, focadas nas necessidades reais dos clientes e da empresa.

Quais os benefícios do CRM?

Claro que uma ferramenta que tem como objetivo a integração de dados e tarefas pode trazer uma série de benefícios para a organização, e é justamente sobre eles que vamos falar em seguida:

Integração de setores

Se estamos falando em integração de dados, automaticamente estamos nos referindo, também, à integração dos setores do negócio. Afinal, ao compartilharem as informações, todos podem trabalhar de maneira mais sinérgica, o que certamente vai impactar positivamente nos resultados do negócio.

Fidelização de clientes

Outro grande benefício do CRM é a fidelização da clientela. Como vimos, podemos acompanhar o cliente em cada etapa do funil de vendas e, dessa forma, trabalhar nos melhores planos de ação para encantá-lo e fidelizá-lo. O marketing pode desenvolver estratégias mais eficazes para atraí-lo, já as vendas podem trabalhar em abordagens para melhorar o atendimento.

Organização de dados e processos

O CRM representa o fim do caos para muitas empresas. Afinal, o gestor consegue centralizar todos os dados do negócio e organizar todos os processos internos. Esse modelo mais limpo permite uma tomada de decisão mais rápida e a redução de desperdício de tempo e de erros.

Otimização dos resultados

Com o CRM nós podemos melhorar muito o ROI do marketing e da equipe de vendas, afinal, incluiremos na rotina dessas duas equipes a ferramenta necessária para que possam desenvolver melhor o seu trabalho. Assim, a empresa consegue realizar um atendimento personalizado e garantirá muito mais resultados no longo prazo.

Se você gostou do post sobre o que é CRM e ficou interessado em saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos serviços e produtos!