Como escalar uma equipe de prestação de serviços corretamente?

Equilibrar o atendimento das exigências dos clientes com os interesses da empresa tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Isso por que a concorrência no mercado de prestação de serviços está forte e as expectativas dos clientes estão cada vez mais altas.

Nesse cenário, escalar uma equipe de trabalho adequada e que realmente atenda a demanda dos projetos pode ser a solução.

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos este post explicando a importância de escalar uma equipe com os profissionais certos e como fazer isso, na prática. Ficou interessado? Então, continue lendo e surpreenda-se!

Por que escalar corretamente uma equipe de prestação de serviços?

Escalar corretamente uma equipe de trabalho para a prestação de serviços ajuda a reduzir o índice de turnover (rotatividade) da empresa. Isso acontece por que os profissionais escalados executarão as atividades que desejam e para as quais estão preparados.

Esse cuidado, ajuda a evitar a desmotivação no trabalho, reduzir as faltas desnecessárias e melhorar consideravelmente a satisfação dos colaboradores.

Além disso, pode obter resultados superiores com projetos finalizados antes do previsto ou pontualmente, com maior qualidade e com baixo índice de retrabalho.

Resumindo, escalar corretamente uma equipe de prestação de serviços é uma estratégia importante para melhorar os resultados da organização, atender melhor os clientes e deixar os profissionais mais motivados.

Como escalar corretamente uma equipe de prestação de serviços?

Descubra agora como escalar uma equipe de prestação de serviços corretamente:

Forme uma equipe para atender demandas específicas

Cada projeto tem necessidades específicas e vai exigir que tenha equipes flexíveis. Ou seja, nem sempre poderá contar com os mesmos profissionais para atender as exigências de todos os clientes.

Então, sempre que assumir um novo projeto, antes de escalar os profissionais, avalie as necessidades dele mapeando as atividades. Feito isso, avalie as qualificações e experiências que cada profissional tem e alinhe-os com as atividades certas no momento exato.

Profissionais que possuem maior afinidade com o trabalho tendem a produzir mais e melhor.

Conheça bem cada integrante da equipe

Mesmo antes de assumir um novo projeto, conhecer cada profissional disponível será importante para lhe poupar tempo. Assim, quando precisar fazer uma análise, como a descrita no tópico anterior, já terá as informações mais importantes em mãos.

Vale a pena dedicar um tempo para reunir as principais informações sobre cada profissional e armazená-las de forma organizada.

Atenda a pedidos individuais

Muitas vezes, um profissional pode pedir para deixar um projeto por enxergar que não tem as qualificações ou experiências necessárias para fazer um bom trabalho e essa ação é encarada de forma negativa pelos gestores.

O contrário também pode acontecer. Alguns profissionais podem pedir para entrar no projeto ao perceberem que têm o preparo suficiente.

O ideal é que avalie os pedidos individuais sem prejulgar os profissionais. Pode ser uma oportunidade de enxergar oportunidades que não via antes.

Use um software de gestão

A evolução das tecnologias de internet tem contribuído fortemente para os negócios. Um exemplo disso é o software de gestão que permite centralizar as informações em um local de fácil acesso e possibilita uma análise mais simplificada e precisa.

Com ele, você pode automatizar diversas tarefas, economizar tempo, reduzir o índice de erros humanos e falhas operacionais e trazer resultados muito superiores para a empresa.

Com todas essas vantagens, o certo é substituir as tradicionais planilhas eletrônicas por um software para agilizar o trabalho.

O mais importante é que não deixe essas dicas apenas na teoria. Coloque-as em prática hoje mesmo e eleve o potencial competitivo da equipe e da empresa de prestação de serviços.

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