Aprenda a fazer o controle do estoque de matéria-prima

Todos os gestores sabem que gerenciar um negócio não é nada fácil, envolve diversos controles e cuidados para que ele se mantenha ativo e lucrativo no mercado. Dentre as inúmeras funções, o gerenciamento do estoque é uma das principais, visto que o seu controle indevido pode prejudicar a operação.

Realizar o controle do estoque de matéria-prima é de extrema importância para qualquer empresa. Sendo que a falta de materiais pode interferir na produção, fazendo com que eventualmente faltem itens. Por outro lado, manter o estoque elevado reduz o fluxo de caixa da empresa e aumenta as perdas.

Separamos neste post tudo o que você precisa saber para fazer o controle do estoque de matéria-prima. Confira!

Faça o cadastro de todos os materiais

Antes que os gestores iniciem o controle do estoque de matérias-primas propriamente dito, é necessário que eles tenham pleno conhecimento de todos os materiais existentes e utilizados na empresa. Desta forma, é de suma importância fazer um levantamento de todas as matérias-primas e um posterior cadastro.

Esse registro para controle futuro do estoque pode ser feito em uma planilha ou em um sistema integrado de gestão de estoque. Ambas as plataformas podem ser eficazes, sendo apenas fundamental que o controle seja sempre atualizado.

Separe os materiais de acordo com a classificação

Depois de realizado o cadastro de todos os materiais utilizados na empresa, os gestores precisam separar cada um deles. Essa separação da matéria-prima no estoque é fundamental para que as quantidades sejam controladas e futuramente auditadas.

Controle a quantidade utilizada

Para controlar o estoque de matéria-prima é fundamental que a empresa monitore constantemente a quantidade utilizada. Deve-se acompanhar o uso de todos os materiais no negócio, garantindo que sempre exista matéria-prima disponível.

A quantidade utilizada é facilmente controlada pela planilha ou pelo sistema de gestão utilizado para cadastrar os materiais. Por meio do programa pode-se controlar a quantidade disponível, planejar a empresa e solicitar a compra quando necessário.

Defina o fluxo de entrada e saída de matéria-prima do estoque

O estoque de matéria-prima da empresa precisa seguir um processo lógico. Sendo assim, é indicado desenvolver instruções de trabalho para o estoque, garantindo que todos os funcionários sigam um padrão.

É fundamental que os gestores considerem que o fluxo de estoque é do momento em que os materiais chegam à empresa até o instante em que forem direcionados para a produção. Deve-se lembrar de registrar todas as transações de estoque no sistema de controle, sendo assim conseguirá gerenciar os suprimentos.

Aprendeu como deve ser feito o controle do estoque de matéria-prima na sua empresa? Agora não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas e novidades para o seu negócio!